fbpx
termômeto realizando mediçã de temperatura em solo

A pesquisa “Realismo climático no Brasil” idealizada e desenvolvida pelo instituto Market Analysis revela em aberto contraste à posição oficial. De antemão, a pesquisa mostra que os brasileiros entendem as mudanças climáticas como um fenômeno concreto, urgente. Além disso como impactante e de raiz humana.

É quase unanimidade na opinião pública local (93%) que o aquecimento é um problema, não uma ficção. Que ele deriva das atividades humanas e não de ciclos naturais (90%) e que está vinculado às mudanças climáticas em vigor (84%).

Essas leituras indicam um grau de realismo climático bastante alto entre os brasileiros. Apenas moderado pela convicção de que ainda há tempo e espaço para ajustes que permitam evitar uma tragédia global.

Esse realismo reflete a assimilação do consenso científico sobre a evolução ambiental contemporânea, o qual -por sua vez- parece retratar diferenças geracionais em estilos de vida assim como diferenças entre grupos mais e menos ativos politicamente ou em relação ao comportamento e atuação do governo e as corporações.

Assim, pelo menos no país, o ceticismo ou negacionismo climático parece surgir muito menos de questionamentos substantivos aos achados científicos ou conflito de valores com a ideia de aquecimento global e mais de um mix de alienação social e política entre aqueles que adotam essa postura.

Gráfico de causa e consequências  com percepção de mudanças climáticas
Gráfico de Indicador de realismo climático
Gráfico com a precepção de mulheres e millennials
Gráfico da proximidade com a natureza intensifica realismo
Gráfico sobre sensibilidade climática
Gráfico sobre realismo climático
Gráfico 2 sobre realismo climático
Gráfico 3 sobre realismo climático
Ficha técnica da pesquisa "Realismo climático no Brasil"

Dal Marcondes / Carta Capital https://envolverde.cartacapital.com.br/pesquisa-market-analysis-mostra-que-93-dos-brasileiros-acreditam-nas-mudancas-climaticas/

× Como podemos te ajudar?