fbpx

PROJETOS VEREDAS

A atenção com relação as veredas, o maior “acumulador” de água que supre os rios, no nosso caso, o São Francisco, exige uma atenção especial a esse recurso natural.

A cada ano, as veredas da região estão sofrendo uma baixa de meio metro o lençol freático, situação de alerta. Por isso, estamos discutindo e fazendo parte de grupos de trabalho, que atuam diretamente na preservação desse recurso natural, discutindo técnicas e ações práticas mais eficientes, para preservação das veredas.

Esse projeto passará sempre pela necessidade de constante investimento, com objetivo de monitoramento das práticas aplicadas, e impactos nas veredas. O recurso mínimo necessário para aplicação no projeto é R$ 150.000,00.

GLOBO RURAL – Biólogo Walter Neves no minuto 5 do video comprova que o Lençol Freático baixa nivel em MEIO METRO AO ANO”


O cerrado abriga as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul!!

No cerrado nascem a bacia do São Francisco, Amazônica/Tocantins e Prata, mas seu potencial aquífero não para por aí. A vegetação do Cerrado – a segunda maior formação vegetal da América Latina em extensão – é de extrema importância para a captação das águas da chuva, que abastecem três importantes aquíferos. Entre eles está presente o Aquífero Guarani, responsável por abastecer grande parte do Brasil e até de outros países.


É preciso preservar as nascentes!

Como o próprio nome diz, as nascentes representam o nascimento das águas. Essas águas estão armazenadas em reservatórios subterrâneos e surgem na superfície formando as nascentes. São essas nascentes que fornecem água para os córregos, rios e também são fonte para inúmeros organismos. Se a nascente não for preservada, a água perde volume e qualidade. Isso traz uma série de malefícios para a o ecossistema.


A importância das nascentes do Cerrado

O Rio São Francisco, também conhecido como Velho Chico, passa por diversos estados brasileiros e é de extrema importância para a pesca e irrigação de plantações. Além disso, é usado para a navegação em alguns trechos.

Das doze regiões hidrográficas brasileiras, oito começam no Cerrado brasileiro. Por exemplo, o Rio Paraná, que comporta a Usina Hidrelétrica de Itaipu, tem sua nascente no cerrado. Já imaginou o líder mundial em produção de energia limpa e renovável perder todo o seu potencial por falta de proteção de suas nascentes?

Atravessando quatro países, o Rio Paraguai também tem sua nascente no Cerrado. Pela facilidade de navegação, é muito usado para o transporte de carga e pessoas, além de ser utilizado como turismo na região do pantanal mato-grossense.

Rio Paraná, São Francisco e Paraguai são apenas alguns exemplos dos rios brasileiros que nascem no Cerrado. As águas do Cerrado brasileiro estão em todo o território nacional trazendo vida e biodiversidade.


Proteger o cerrado é proteger o Brasil!

Segundo documento do Ministério do Meio Ambiente, o Cerrado detém 5% da biodiversidade do planeta.  Além de abranger 25% do território brasileiro, mas somente 3,1% de seu território está em proteção integral. 

É o bioma que possui a menor porcentagem de áreas sobre a proteção integral. Segundo estimativas, abriga mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves. Além da variedade de outras formas de vida. Por isso, o Cerrado é uma das 25 áreas do mundo consideradas críticas para conservação, devido à riqueza biológica e à ação do homem.

Além dos projetos descritos, naturalmente temos a necessidade de manter toda a estrutura da SaveCerrado, sendo profissionais, equipamentos, maquinas e custos administrativos, pertinentes a toda e qualquer entidade.

Adote seu(s) m² de cerrado e contribua para um planeta mais sustentável!

× Como podemos te ajudar?