fbpx

Nós adultos sabemos que o Cerrado é um bioma brasileiro presente majoritariamente na região centro-oeste do país. Mas como explicar isso às crianças e qual a importância de manter a nova geração atenta aos problemas de desmatamento do Cerrado? 

A importância de proteger a natureza não é nenhuma novidade para os pequenos que já estão antenados para as questões e problemas acerca do meio-ambiente. Mas será que eles sabem o que é o Cerrado e o que fazer para preservá-lo? É importante cuidarmos da natureza o máximo que pudermos para as próximas gerações! Isso acontece desde cedo e dentro de casa, com os pais ensinando e demonstrando pequenas dicas para fazer a diferença. No entanto, antes de falarmos sobre métodos de preservação, é importante explicar o que significa o Cerrado.

 

O que é o Cerrado? 

O Cerrado é um bioma presente predominantemente na região centro-oeste do território brasileiro e é o segundo maior bioma da América do Sul, ficando atrás apenas da Amazônia. A área ocupada pelo Cerrado é de cerca de 2 milhões de quilômetros! Para explicar às crianças a dimensão do Cerrado, os pais e babás podem imprimir o mapa abaixo para colorir.

(fonte: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/territorio.html

 

Outra curiosidade é que o Cerrado é diferente dos outros biomas! Isso porque possui uma característica única: é o único bioma da América do Sul a limitar-se com vários outros biomas! Ao norte, faz fronteira com a Amazônia; ao nordeste e a leste, com a caatinga; a sudeste, com a Mata Atlântica; e a sudoeste, com o Pantanal.

Após colorir o mapa, por que não deixar a experiência ainda mais realista? Para isso, mostre algumas imagens com exemplos de fauna e flora do Cerrado! 

Alguns exemplos de animais do Cerrado são: lobo-guará, anta, capivara, onça-pintada, tatu-canastra, veado-mateiro, macaco-prego, tamanduá bandeira e lontra!

Outras características do Cerrado: 

  • Vegetação rasteira e baixa;
  • Invernos secos e verões chuvosos;
  • Solo avermelhado;
  • E é a savana com a maior biodiversidade do mundo!

 

A importância de proteger o Cerrado 

Apesar de muito extenso e rico em fauna e flora, o Cerrado hoje em dia não é mais o mesmo. O motivo disso é o problema do desmatamento. Devido principalmente às práticas da agropecuária, estima-se que 48% de seu território original foi derrubado. Explicando isso de uma forma simples para as crianças, podemos dizer que, uma vez que o Cerrado é uma área muito grande, algumas pessoas derrubam suas árvores para o cultivo de plantas e a criação de gado, para a produção de produtos derivados do leite e o consumo da carne pelos seres humanos. Além da agropecuária, o bioma também é vastamente explorado devido ao seu material lenhoso, utilizado para carvão. 

Infelizmente, o resultado do problema do desmatamento são 137 espécies nativas do Cerrado em risco de extinção, além dos graves riscos causados ao clima.

 

Como podemos preservar o Cerrado? 

Um dos grandes problemas da região são as queimadas. Principalmente durante os tempos de seca, os incêndios florestais aumentam e a atividade humana é a causa em 90% dos casos. Para os adultos, pequenos gestos como não descartar bitucas de cigarro no chão e se certificar de que a bituca esteja apagada são algumas ações que podem ser tomadas para a proteção do bioma. No entanto, muitas destas queimadas ocorrem propositalmente, novamente, pelo motivo da agropecuária. 

Mas como as crianças podem ajudar? O primeiro passo é o conhecimento. É importante que a nova geração saiba quais os riscos que o planeta está correndo e porque isso acontece. Comece mostrando-os os animais, a flora, e dando exemplos de como podemos cuidar da nossa natureza. Diminuir o consumo de produtos animais, reciclar o lixo, não retirar produtos das florestas (flores, plantas, etc.) e evitar a utilização de plásticos são normas básicas para cuidar do planeta. Caso queira saber mais sobre o tema crianças e Cerrado, confira essa ação onde crianças ajudam a preservar o Cerrado!

Esperamos que tenham gostado!

Até a próxima 🙂 

Esse texto foi produzido em colaboração com a Babysits Brasil

× Como podemos te ajudar?