fbpx

EXTRATIVISMO SUSTENTÁVEL

O Cerrado possui muitas riquezas naturais e, nesse sentido, a SaveCerrado tem como objetivo envolver a comunidade local, para o extrativismo sustentável. Estes produtos retirados do cerrado, podem atender a demanda do segmento de cosméticos, alimentação, entre outros.

O objetivo nesse projeto, e permitir que uma das regiões com pior IDH do Brasil, possam criar mecanismos de remunerar a força de trabalho local, sem degradação do meio ambiente, trabalhando de forma sustentável.

A necessidade inicial de investimento nesse projeto está estimada em R$ 80.000,00 e será investido na infraestrutura e apoio as cooperativas locais.

O Cerrado é de extrema importância para a fauna e flora, mas também tem importante atuação social com a população local. Esse bioma abriga inúmeras populações que sobrevivem de seus recursos naturais. O Cerrado possui:

  • Mais de 220 espécies que têm uso medicinal
  • Mais de 416 que podem ser usadas na recuperação de solos
  • Mais de 10 tipos de frutos comestíveis

Populações – que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro – conhecem e sabem como usar a biodiversidade desse bioma sem prejudicá-lo.


Ameaças

O garimpo causou um dos maiores impactos no Cerrado, contaminando rios com mercúrio e provocando assoreamento. Além disso, nos últimos anos, a expansão da pecuária e agricultura têm se tornado uma ameaça para o bioma Cerrado.

Em 17 anos, a área de agricultura no Cerrado quase triplicou.   

Se as plantações e a criação de gado crescem, o desmatamento também cresce. Sendo assim, as espécies essenciais para a sobrevivência e sustento das populações do Cerrado sofrem grandes riscos.


Subsistência da população

Os frutos do Cerrado, além de serem consumidos pela população local, são de extrema importância para a renda, já que são vendidos nos centros urbanos e geram dinheiro para as famílias. Além disso, esses povos trabalham com extrativismo natural e, muitas vezes, trabalham com cooperativas. Pensando nisso, a SaveCerrado atua com pesquisas para gerar renda de forma sustentável para essas famílias.


Populações Tradicionais

Além de indígenas, o Cerrado também tem quilombolas, geraizeiros, sertanejos e ribeirinhos. Segundo estudos, esse bioma acomoda 216 terras indígenas e 83 etnias diferentes. Ao logo de séculos, esses povos aprenderam a retirar recursos para a sua sobrevivência. E, hoje em dia, lutam diariamente para não perderem mais terras.

Adote seu(s) m² de cerrado e contribua para um planeta mais sustentável!

× Como podemos te ajudar?