fbpx

Bate papo. Fundador de ONG reforça a importância de apoiar iniciativas para preservação do meio ambiente

Imagem média do solgan do jornal da cidade que escreve sobre  a preservação do cerrado.

Cada vez mais empresas compreendem a importância de apoiar ações na preservação do meio ambiente que, por sua vez, ajudem a reduzir o aquecimento global.  Para o fundador e presidente da ONG SaveCerrado, Paulo Bellonia a única forma de combater o crescente desmatamento em áreas privadas é com recursos financeiros e ações práticas. “Precisamos somar forças em prol do bem mais precioso que temos”, revela.

Nesta entrevista ao JORNAL DA CIDADE, Bellonia fala sobre a atuação da SaveCerrado e ensina como a população pode contribuir para um futuro melhor.

Por que preservar o Cerrado é tão importante?

O Cerrado vem sendo ameaçado e hoje sofre mais com o desmatamento do que a Amazônia. Com isso, a área protegida pela SaveCerrado, devido à sua extensão e recursos naturais, está sob constante ameaça. Nesse sentido, coloca-se em risco espécies da fauna e flora nativas determinantes para a manutenção do Cerrado. Nossa proposta é inovadora, já que dedica 100% da nossa capacidade de trabalho ao bioma. Além disso, abre seus projetos para empresas de pequeno, médio e grande porte apoiarem ações socioambientais.

Qual o trabalho da ONG Save Cerrado?

Nosso objetivo é promover ações de recuperação e preservação do Cerrado, apoiando o extrativismo sustentável de seus recursos em prol de uma economia colaborativa junto às comunidades locais. Do mesmo modo, nossas ações estão relacionadas com áreas específicas e de altíssima relevância de preservação para a sociedade brasileira e mundial. De maneira que tanto pela abundância das águas quanto pelo fato de se tratar de um hotspot, tudo com total transparência de onde exatamente os recursos estão sendo aplicados. Hotspots são áreas com grande biodiversidade, ricas principalmente em espécies endêmicas, e que apresentam alto grau de ameaça. Elas se concentram em apenas 2,3% da superfície do planeta e detém cerca de 60% de patrimônio biológico do mundo.

Quais os seus diferenciais?

Atuamos não só na preservação, mas também na elaboração de estudos para recuperação e ampliação de áreas protegidas, com órgãos e profissionais renomados. É por isso que nossas ações visam cuidar de hectare por hectare, atuando cuidadosamente nas necessidades de cada setor, seja na recuperação ou manutenção da biodiversidade.

Explique por que empresas devem apoiar essa iniciativa. Como colaborar?

De 1998 a 2017, globalmente, mais de 526 mil mortes foram diretamente ligadas a mais de 11,5 mil eventos climáticos extremos. Para o futuro, a tendência é que esses registros piorem no mundo com a intensificação das mudanças climáticas. Empresas em todo o mundo estão atentas ao desenvolvendo de novas práticas que impactem menos o meio ambiente. Entre os vários fatos a embasar toda essa agenda estratégica e inadiável está o crescente aquecimento do planeta e consequentes catástrofes climáticas, que tem impactos reais na economia e sociedade. As perdas financeiras decorrentes de eventos climáticos extremos, de 1995 a 2015, segundo o Relatório “The Human Cost of Weather Disastres” aponta para US$ 1,9 trilhão, sendo o Brasil o país com população mais afetada nas Américas.

Para contribuir com a SaveCerrado acesse: www.savecerrado.org.

FOTO / Divulgação JC / ONG SaveCerrado

× Como podemos te ajudar?