fbpx

A Save Cerrado se tornou membro em 2020 da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, um movimento multisetorial, composto pelas principais organizações civis da área de meio ambiente e clima, entidades que lideram o agronegócio no Brasil, representantes de peso do meio acadêmico, associações setoriais e companhias líderes nas áreas de madeira, cosméticos, siderurgia, papel e celulose, entre outras.

Todas essas forças, que antes pouco dialogavam, se uniram para tratar das questões decorrentes das mudanças climáticas sob a ótica de uma nova economia, baseada na baixa emissão de gases do efeito estufa (GEE). Desde de 2014 a Coalizão vem trabalhando intensamente e desenvolvendo ações práticas e com repercussões positivas da sociedade e da mídia.

Na próxima semana acontecerá a reunião da Cúpula do Clima, que o governo americano promoverá nos dias 22 e 23 de abril. A Save Cerrado reforça o posicionamento da Coalizão que entende como oportunidade para o Brasil anunciar compromissos mais audaciosos com a Meta Climática

A Coalizão formalizou seu posicionamento por meio de um documento, sugerindo 6 ações para a queda rápida do desmatamento, enviado às principais autoridades do governo.

Ações Sugeridas:

Ação #1: Retomada e intensificação da fiscalização, com rápida e exemplar responsabilização pelos ilícitos ambientais identificados.

Ação #2: Finalizar implementação Cadastro Ambiental Rural (CAR) e suspender registros que incidem sobre florestas públicas promovendo responsabilização por eventuais desmatamentos ilegais.

Ação #3: Destinação de 10 milhões de hectares à proteção e uso sustentável.

Ação #4: Concessão de financiamentos sob critérios socioambientais.

Ação #5: Total transparência e eficiência às autorizações de supressão da vegetação.

Ação #6: Suspensão de todos os processos de regularização fundiária de imóveis com desmatamento após julho de 2008.

O desmatamento é responsável por 40% das emissões de GEE do Brasil. Por isso, a Coalizão, que reúne mais de 280 representantes do agronegócio, sociedade civil, setor financeiro e academia, reforçou, no texto, a necessidade de implementar as seis ações para a queda rápida do desmatamento, que o movimento já havia proposto em setembro de 2020.

“A Coalizão Brasil acredita que somente uma maior ambição na agenda climática poderá aumentar os investimentos, a credibilidade e o respeito internacional para com o país, fatores tão necessários no contexto da atual crise social, econômica e de saúde que enfrentamos”.

O Brasil é considerado um país-chave nos esforços globais para o equilíbrio climático do planeta. E já provou do que é capaz. Entre 2004 e 2012, o Brasil fez a maior redução de emissões de gases de efeitos estufa (GEE) já registrada por um único país, ao reduzir em 80% sua taxa de desmatamento.

× Como podemos te ajudar?