fbpx

PARCERIA SAVECERRADO DE COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Área Protegida pelo Apoio: 10.000 m2
Selo Vinculado: Carbon Friendly
Emissões Evitadas: 52 TonCO2eq
Fundamentação do Apoio: Lei Nº 14.119 (PSA) e práticas ESG
Status do Apoio: ATIVO desde 10/04/2021
Lat/Long Referência Área Protegida: -15.21661, -44.78023
Site da Empresa Apoiadora: www.diariodocomercio.com.br

PROTEÇÃO DE FLORESTA NATIVA DO CERRADO

O Projeto

O projeto da SaveCerrado tem como base a captação de recursos da iniciativa privada, das empresas e pessoas, sendo estes recursos destinados aos projetos sociais, extrativismo sustentável e remuneração da estrutura e dos recursos naturais da propriedade privada.

inserida em um dos 4 principais corredores de preservação do cerrado brasileiro, na região do município de Bonito de Minas, próximo a Januária, uma das regiões de menor IDH do estado de Minas Gerais e do Brasil, nosso desafio é manter preservado mais de 180 milhões de metros quadrados, responsáveis por evitar a emissão de aproximadamente 936.000 Toneladas de CO2eq.

Cada metro quadrado protegido é vinculada a empresas e as pessoas apoiadoras.

Na imagem abaixo destacam-se 18 mil hectares em amarelo (Ce146) de atuação da SaveCerrado e o Rio São Francisco. A imagem, com destaque em vermelho, foi extraída do site do Ministério do Meio Ambiente, considerada de prioridade de conservação EXTREMAMENTE ALTA.

Como a proteção da floresta ajuda a combater o aquecimento global?

As florestas não estão apenas entre os reservatórios de carbono mais importantes do planeta. Eles também abrigam uma enorme diversidade de espécies e são o meio de subsistência para todas as pessoas. No entanto, em função da concentração de exploração do agronegócio, o cerrado vem sofrendo com o desmatamento, cinco vezes mais do que a Amazônia, e além disso, as áreas florestais globais caíram acentuadamente nas últimas décadas devido ao aumento de assentamentos, uso agrícola, extração ilegal de madeira.

Os projetos de proteção florestal garantem que as florestas sejam preservadas a longo prazo e que a proteção das florestas receba um valor que não justifique o desmatamento, com isso conseguimos manter as áreas privadas com altíssima relevância de preservação. Juntamente com a população local, os participantes do projeto protegem a área de influências negativas. Para permitir isso, os projetos criam fontes alternativas de renda e oportunidades educacionais.

No cerrado, além das quantidade altas de carbono armazenadas na vegetação, concentra-se uma grande reserva de carbono nas imensas e profundas raízes, por isso o Cerrado é conhecido como Floresta de cabeça para baixo. Evitando o desmatamento, evitamos as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) na atmosfera e consequentemente o aquecimento global.

Fonte: Site do Ministério do Meio Ambiente

Adote seu(s) m² de cerrado e contribua para um planeta mais sustentável!

ODS – Projeto Savecerrado

Certificado Jornal Diário do Comércio / Save Cerrado

× Como podemos te ajudar?